Especialidade periodontia: atenção nos cuidados com gengivas e ossos
Muitos não sabem, mas a odontologia e cuidado com a saúde bucal não envolve única e exclusivamente os cuidados com dentes. Fazer a higiene todos os dias é necessário e muito importante, mas não é só isso que garante uma boca saudável e sorriso sem maiores complicações. Alguns problemas bucais fogem dessa alçada e especificidades de outras áreas da odontologia são indicadas, como por exemplo, a especialidade periodontia.
Essa especialidade periodontia, é o segmento odontológico que atua ativamente na prevenção e tratamento de tudo que pode causar prejuízo aos tecidos de sustentação dos dentes, e até mesmo a proteção dos mesmos. Ou seja, o profissional especializado em periodontia, cuida de toda parte do tratamento da gengiva e do osso.
O que a especialidade periodontia trata?
De forma resumida e básica, a especialidade periodontia combate infecções causadas por cáries e bactérias que afetam tecidos que rodeiam os dentes. Essa condição é chamada de doença periodontal, a mesma caracteriza-se pela formação de um espaço que se situa entre a gengiva e o dente. O espaço, chamado de bolsa periodontal, favorece o acúmulo de resíduos alimentares e mais bactérias. A pessoa deve procurar um especialidade periodontia se possuir os sintomas:
- Sangramento na boca;
- Alterações nas posições dos dentes;
- Retrações gengivais;
- Inchaço;
- Retenções de alimentos.
Como a especialidade periodontia trata a doença periodontal
O paciente que sofre com a doença periodontal, encontrar um bom dentista com especialidade periodontia deve ficar ciente que o tratamento da doença consiste na remoção da placa bacteriana. Essa remoção é feita através do alisamento e raspagem das raízes dos dentes. Se as técnicas de raspagem não forem o suficiente e não conseguirem atingir toda a região da raiz que foi comprometida, o profissional odontológico irá recorrer a uma cirurgia para facilitar o acesso.
Vale ressaltar que a doença periodontal é uma das principais causadoras da perda de dentes na vida adulta. Para tratar e prevenir esse problema apenas a remoção da placa bacteriana e limpezas periódicas feitas por um dentista. Por isso, a pessoa que se identificar com os sintomas listados acima não pode perder tempo em ir a procura de um dentista com especialidade periodontia.