Dentista especializado em gengiva essencial para a saúde bucal
Muitas pessoas acreditam que a saúde bucal está atrelada apenas aos dentes, se eles estão limpos, alinhados e livres de cáries. No entanto, outros fatores compõem a estrutura da boca, como por exemplo, a gengiva. Essa falta de conhecimento faz com que pessoas que sofrem com problemas na gengiva procure um dentista especializado em gengiva quando a situação já é grave.
Antes de mais nada, é preciso explicar que o dentista especializado em gengiva é o profissional da odontologia especializado em periodontologia. Essa especialidade tem como intuito o diagnóstico e tratamento de doenças que prejudicam os tecidos de suporte dos dentes. Ou seja, trata gengiva, osso alveolar e o ligamento periodontal (as fibras que ligam o dente ao osso).
Qual o momento de procurar um dentista especializado em gengiva?
Assim como a saúde do corpo no geral, o mais correto é que as pessoas façam check-ups para conferir se está tudo certo com a sua saúde bucal. Como isso não é o mais comum de acontecer com a área de odontologia, as pessoas buscam por um dentista especializado em gengiva quando:
- Identifica sangramento na gengiva;
- Há inchaço na gengiva;
- A gengiva fica avermelhada ou com aspecto arroxeado;
- Acontece a retratação gengival;
- A pessoa está com mau hálito.
As causas de doença periodontal, ou doença gengival, surgem por causa de placas bacterianas que resultam em acúmulo de tártaro. Tudo isso é reflexo de uma higiene bucal feita de forma de forma incorreta e, claro, da falta de visitas frequentes ao dentista.
Tratamentos recomendados pelo dentista especializado em gengiva
Pelo fato da gengiva ser uma parte tão sensível e de extrema importância para a estruturação da saúde bucal, há tratamentos específicos e de diversos níveis que buscam recuperar a forma saudável da gengiva. São eles: terapia básica periodontal, terapia cirúrgica, terapia periodontal de suporte.
Quando um dentista especializado em gengiva indica a terapia básica periodontal ele está falando da raspagem, que consiste na remoção de tártaros e cálculos na superfície dentária. A terapia cirúrgica se faz necessária quando os tártaros estão muito profundos. E a terapia periodontal de suporte é a consulta de manutenção, pode ser feita de seis em seis meses.