Quando é necessário um dentista especialista em prótese dentária?
Durante nossa vida, há uma séries de cuidados com a saúde que devemos tomar para termos uma melhor qualidade de vida. E, quando se fala em saúde bucal, isso não deve ser diferente. Também precisamos tomar muitos cuidados e o ideal é que se tenha um dentista para fazer um acompanhamento odontológico por toda a vida. E, quando perdemos um ou mais dentes por um motivo ou por outro, o ideal é que se consulte um dentista especialista em prótese dentária.
O dentista especialista em prótese dentária vai analisar o caso de cada paciente, afinal, cada caso tem suas particularidades. Depois, ele indicará qual será a prótese mais adequada para a situação ali apresentada. O uso da prótese ajuda muito a autoestima do paciente, além, é claro, de permitir que a boca exerça todas as suas funções, como a mastigação. A falta de dentes pode implicar em problemas até mesmo na fala e, por isso, deve-se procurar o dentista especialista em prótese dentária.
Como funcionam as próteses dentárias?
As próteses dentárias servem para repor um ou mais dentes que foram perdidos pelo paciente. O dentista especialista em prótese dentária vai indicar qual prótese é mais adequada para o paciente que ele está consultando. Os tratamentos possíveis são a prótese fixa, a prótese móvel (ou dentadura) e os implantes (que consistem na colocação de um pino no osso e, depois, um dente artificial).
Casos em que a pessoa perdeu um ou mais dentes, mas ainda possui alguns na boca, a mais indicada é a prótese fixa. Isso porque o seu molde precisa de outros dentes saudáveis para servirem como pilar para sua colocação. Já quando todos os dentes de uma arcada foram perdidos, é indicado o uso da prótese móvel, pois ela substitui uma arcada completa. No caso dos implantes, eles podem ser indicados em situações de perda de apenas um dente ou de uma arcada completa.
O que é recomendado pelo dentista especialista em prótese dentária
- A higiene bucal no caso de uso de prótese fixa: deve-se realizar a escovação e o uso de fio dental normalmente;
- A higiene da prótese móvel: no caso de uso da dentadura, deve-se tomar cuidado com a higiene, que deve ser feita quando ela está fora da boca, com escova macia;
- Deslocamento da prótese: o paciente deve evitar comidas pegajosas ou muito crocantes;
- Amarelamento do material: alimentos muito ácidos ou com muito corante podem amarelar o material da prótese.