Dentista especialista em prótese: quando procurar?
Os cuidados com o sorriso e com a boca em geral fazem parte de um monte de cuidados que precisamos ter para possuirmos uma melhor qualidade de vida. Quando se está satisfeito com a aparência do sorriso, é mais fácil se sentir também mais seguro e com mais autoestima. Tudo isso reflete muito positivamente na vida pessoal e na vida profissional. No entanto, quando, por algum motivo, perdemos um ou mais dentes, é comum buscarmos um dentista especialista em prótese.
Quando os dentes estão saudáveis, isso significa que a pessoa pode ter uma vida completa, ou seja, todas as suas funções bucais podem ser desempenhadas sem obstáculos ou problemas, o que contribui com a saúde de todo o organismo. Mas quando há um ou mais dentes faltando, é preciso buscar a ajuda profissional do dentista especialista em prótese.
Por que o dentista especialista em prótese é necessário
As próteses dentárias são soluções para repor o dente ou os dentes que estão em falta na boca do paciente. Essas soluções podem ser as próteses fixas, as próteses móveis (ou dentaduras) e os implantes, que constituem no pino dentro do osso e no dente artificial. É importante que o paciente sempre consulte um dentista de sua confiança para ele analisar qual é o melhor método para o problema em questão.
As próteses fixas, em geral, são mais recomendadas em casos em que a pessoa perdeu um ou mais dentes, mas ainda possui alguns em sua boca. Isso ocorre porque o molde precisa dos outros dentes que servem como ajuda para ele se fixar. Já as próteses móveis são indicadas para quem perdeu todos os dentes de cima ou de baixo, porque podem substituir arcadas inteiras. No caso dos implantes, eles podem substituir tanto um só dente como uma arcada completa.
Cuidados recomendados pelo dentista especialista em prótese
- Deslocamento da prótese: a alimentação pode ser normal, mas é preciso tomar cuidados com alimentos muito duros ou pegajosos;
- Manchas ou amarelamento do material: é preciso tomar cuidado também com alimentos muito ácidos ou com muito corante;
- Higiene bucal, quando usar a prótese fixa: a prótese dentária comumente pede o uso de escovas interdentais, além, é claro, do fio dental;
- Higiene da prótese móvel: é feita quando ela está fora da boca e deve ser com uma escova macia e limpador de dentaduras.